O meu dia de S. Martinho ficou registado com uma ida às urgências do Centro de Saúde cá da terra.
Já há uns dias que a minha mãe se andava a queixar com dores numa variz de uma perna. Como ela tem muitas varizes e problemas de circulação pensei ser normal e não me preocupei, mas ontem quando ela me mostra e eu vejo como ela tinha a perna...na parte de trás do jeolho estava toda inchada, cheio de altos e vermelho. Vi logo que era uma tromboflebite porque já há uns anos ela também tinha tido o mesmo problema.
Assim que sai do trabalho corri com ela para as urgências e claro que mesmo não sendo eu médica, o meu diagnóstico coicidiu com o do médico.
Só que ele meteu-nos tanto medo em relação às consequências que podiam advir deste problema que fiquei muito preocupada.
Neste momento estou a dar-lhe injecções de heparina (já me eram familiares) na barriga, 2 vezes por dia.
Nunca tinha dado injecções em ninguém a não ser a mim própria. Estas picas (Lovenox) são as que sempre administro em mim em cada tratamento devido ao problema que tenho nas alterações das trombofilias, mas pensar que tinha que as dar a outra pessoa para mim foi muito complicado. Felizmente e com muito esforço até saíu bem e já lá cantam 3. Este tratamento é feito durante 9 dias e depois volta ao médico para ser reavaliada.
Ela mantém-se em repouso quase sempre deitada e já medicada, mas mesmo assim não consigo deixar de pensar nas possiveis consequências que tudo isto pode trazer, entre elas embolia pulmonar.
Estou preocupada, agora que tanto precisava de descanso...parece que tenho que ter sempre um problema.
Bjs e obrigada pelas dicas para melhorar a minha anemia.
Susana Pina
De
Ana Dias a 12 de Novembro de 2009 às 22:08
E eu a pensar que tinhas tido um bom S. Martinho ...
Há alturas da nossa vida, que tudo parece correr mal, principalmente quando nos falta a saúde e aos nossos...
Força amiga! Que essa fase seja passageira!
As melhoras da tua mãe e as tuas também!
Um grande beijo cheio de força e coragem amiga!
Ana Dias
Amiga, espero que já estejas melhor e quanto á tua mãe vais ver que não vai trazer consequências . Infelizmenta tb tenho a perna esquerda cravada de tantas varizes e que bem me doiem.
As melhoras para ti e para a tua mãe.
Bjinhos
De
maria a 12 de Novembro de 2009 às 23:10
:(
As melhoras da tua mãe.
Espero que recuperes rápido da anemia.
bjs grandes
De cate a 12 de Novembro de 2009 às 23:59
Querida amiga,
estou a torcer pela tua mãe! Força! Vai correr tudo bem!
cate
De mjm a 13 de Novembro de 2009 às 00:52
Amiga Querida!!!
Realmente cada vez tenho mais carinho e respeito por ti!!!
Grande Mulher tu És!!!
Grande Força e Coragem tu tens para ultrapassar cada barreira!!!
Amiguinha esta fase é mais uma daquelas bem feias que vai passar rapidinho...Força Amiga!
Logo, logo a tua Mãe vai estar melhorzinha,contigo como enfermeira a tratar dela com tanto carinho e tu já recuperada da Anemia e prontinha para comeres os doces deliciosos de Natal!!!
Sim, sim amiguinha tens que ser ainda mais Forte e tu sabes Sê-lo!!!!Como sabes....
Estou sempre aqui minha querida, cada vez te admiro mais, tu sabes!!!
Muitos beijinhos(verdinhos) no teu coração!
De
Filipa a 13 de Novembro de 2009 às 01:22
Olá Susana,
A minha mãe padece do mesmo problema e é raro o ano em que não é hospitalizada por 2 ou 3 semanas para lhe ser ministrada heparina.Toma diariamente e para a vida inteira Varfine, para ajudar na regulação do sangue, que hora está muito liquido (ficando com negras por tudo e por nada) ora está grosso, podendo sim, sofrer uma embolia pulmonar ou cerebral. Semanalmente tem de fazer análises ao sangue para controlar o INR e ajustar a medicação. Esta é uma doença para a vida, perigosa e que obriga a uma grande vigilância, mas com disciplina, poderá manter-se controlada.
Como filha de alguém com fleubite, a que no hospital costumam designar aquando duma crise de trombose venosa profunda, tens de te cuidar, pois é muito provável que padecas de insuficiência venosa.
Eu também tenho esse problema, varizes também as há :(( mas que felizmente não me provocam dor nem mau estar .... por enquanto. Como estou muito parada, é perfeitamemte perceptivel que de ano para ano a circulação de sangue nas pernas é mais dificil. Assim, ou me começo a mexer rapidamente ou num tarda começo a ter serios problemas.
Espero sinceramente que a tua mãe melhore, pois a heparina, flui a corrente sanguinea ajudando a que a circulação se processe com mais facilidade.
Beijinhos e as melhoras
Amiga
Espero que tanto tu como a tua mãe estejam melhores.
Vais ver que foi só um susto (mais um) mas que não vai deixar sequelas. Apenas a partir de agora a tua mãe tem de andar permanentemente vigiada e não se pode descuidar com os tratamentos.
Tive uma tromboflebite há anos e não se repetiu. Mas alguém já te chamou a atenção para teres cuidado e vigilância contigo e teve razão para esse aviso.Podes nunca ter nenhuma mas convém seres vigiada.
Quanto à tua anemia, com a alimentação e a medicação adequada vais recuperar rapido e as dicas que te deram também são boas.
Rápidas melhoras.Um abraço para ambas.
De
Vina a 13 de Novembro de 2009 às 09:53
Ó amiga, que chatice!! Espero que a tua mãe se recomponha rápido (dentro do possível). É mais uma situação desagradável com a qual te vês obrigada a lidar, mas sei que vais ter a força suficiente e que serás capaz de superar mais este obstáculo. O mais importante é que a tua mãe fique bem, mas não descuides também a tua pessoa, OK? Beijinhos cheios de amizade e carinho, com votos de melhoras e um óptimo fim de semana para todos.
De Anónimo a 13 de Novembro de 2009 às 10:17
Susana, pela 2ª vez escrevo no seu blog, que regularmente visito.
Apesar de por vezes a vida nos pregar umas partidas, não desista tenha sempre pensamento positivo!
Qual ".... tenho sempre um problema... " Coragem sempre para seguir em frente ; surge o "problema" temos que o enfrentar e SAIR MAIS FORTES.
Elisabete Almeida
De bolinha de sabão a 13 de Novembro de 2009 às 10:39
Lamento muito!
Eutambém já tive uma tromboflevite e sei o que doi!
Votos de rápidas melhoras para a tua mãe.
E tu... juizinho! :) Toca a tomar o ferro e comidinha rica em ferro - peixinho...
Beijinhos doces***
De
stardust a 13 de Novembro de 2009 às 10:47
As rápidas melhoras da tua mãe. Esses problemas circulatórios são sempre muito chatos e podem ter consequências graves.
Um bom fim de semana e continuação das melhoras tmb para ti!
Beijocas
Comentar post