Quinta-feira, 29 de Outubro de 2009
O que é que é preciso para poder ter uma consulta com a minha médica de família:
1º - Ligar uma centena de vezes para o Centro de Saúde a perguntar quando é que a médica dá consulta. Não stressar com as várias passagens de ligações que são feitas e com a música de Bethoven que nos é oferecida.
2º - Levantarmo-nos às 5h da manhã para às 6h estarmos à porta do Centro de Saúde, faça frio ou calor, chuva ou sol, de pé a aguardar vez.
3º - Ouvirmos enquanto esperamos pelas 9h as pessoas a queixarem-se das mazelas que as vão assolando, juntamente com as discussões sobre prioridades de chegadas para se conseguir uma das 10 consultas do dia.
4º - Entretanto tivemos que pedir a alguém que nos vá substituir (o meu B.) às 8.15h porque o Centro de Saúde só abre às 9h, e o meu horário laboral inicia-se às 8.30h para podermos marcar a dita consulta (tenho que escolher um dia que coicida ele trabalhar no turno da tarde e a médica dar consulta nesse dia).
5º - Finalmente marcada a consulta, temos que esperar pelas 13.30h horário que supostamente a médica deveria começar a trabalhar, mas com muita sorte lá chega por volta das 14h e se ainda tivermos um bocadinho mais de sorte de não estarem uns 3 auxiliares de informação médica à porta (poque estes têm prioridade) e ainda só com um bocadinho mais de sorte de sermos o nº 10, na melhor das hipóteses lá para as 19h estaremos em casa.
Agora percebem porque é que tenho análises minhas, da minha mãe e do meu B. para mostrar à médica há cerca de 2 mêses e ainda não consegui marcar uma única consulta quanto mais 3...vou ter que faltar 3 dias ao trabalho para poder marcar e ir às consultas só para mostrar análises???
Socorrooooo!!!
Agora vejam como o SNS funciona bem. As pessoas deixam de trabalhar um dia inteiro (diga-se de produzir), para poderem irem a uma simples consulta num Centro de Saúde.
Bjs
Susana Pina
De zeza a 29 de Outubro de 2009 às 22:04
sem comentarios amiga..simplesmente vergonhoso..bjo
De
Filipa a 29 de Outubro de 2009 às 22:07
Olá Susaninha,
Estás cheia de razão. O relato que aqui fazes, infelizmente é muito comum ... o que é lamentável.
O nosso SNS é que está doente, arrastando-nos a todos (ou aos pobrezinhos que com pena não têm sistemas privados), a adiar as nossas visitas ao médico, perdendo assim muitas vezes, a hipotese de apostar na prevenção.
Quando vamos ao médico, é porque n os sentimos já mesmo mal, não nos permitindo adiar mais. O problema é que muitas vezes aí, o mal já está enraizado, restando-nos apenas lamentar, e alegar que a culpa é do Sistema.
A culpa acaba por ser de todos nós que reclamamos muito e agimos pouco. Se fores ver no livrinho amarelo, poucas reclamações estão formalizadas, tendo em conta os inúmeros utentes queixosos.
É lamentável que neste país as prioridades sejam estádios de futebol e necessidades secundárias, em vez de se investir nas nossas necessidades mais básicas e mais importantes .... nomeadamente a Saúde.
Beijoquinhas, e espero que tirando todas estas dificuldades, vocês os 3 estejam bem.
De julia a 29 de Outubro de 2009 às 22:19
olá,
sinto muito por este triste episódio...
bj
De
carmo a 29 de Outubro de 2009 às 23:55
oi linda realmente que sorte a tua! infelizmente é assim em muito cs do nosso pais!
eu desistia se, duvida ,do me por feliz de no meu ser tudo muito calminho...
jitos
De mjm a 30 de Outubro de 2009 às 04:22
Amiga,
Realmente é vergonhoso o País que temos!!!Mas um país que tem padres com um arsenal de armas em casa, com abaixo assinados para o patriarca a pedir substituição, que ameaça os paroquianos e depois de preso em flagrante na sacristia, sai com TIR e continua a celebrar as missinhas para quem tem medo de represálias...afinal ele tem mais armas que os policias....o que se pode esperar de um país que está podre!!!
Mas estou enganada ou o "povo" votou no mesmo governo que lá está? se calhar estão satisfeitos com todo este sistema ou então os que foram votar neles são aqueles que não precisam de passar por esse calvário para marcar uma simples consulta que apenas demora menos de 5 minutos desde que entras no consultório...se esses médicos estivessem num hospital privado a receber rios de dinheiro até demoravam mais algum tempinho com os doentes, assim ali é para despachar em 5 minutos, pois para eles o estarem a trabalhar para o estado é para fazer curriculum e receber esses mesmos delegados de informação médica, que são passados á frente dos doentes, pois são os que muitas das vezes lhes oferecem "Bons" presentes e "viagens" para prescreverem os medicamentos dos seus laboratórios...por isso o doente pode sempre esperar e esperar e depois ser despachado a toque de caixa!!!mesmo que mal medicado na maioria das vezes pois em 5 minutos dificilmente se adquire o conhecimento do que se passa com aquele ser humano.
E isto para não falar agora nos "pavilhões"contentores que arranjaram para atender os doentes que supostamente podem estar com gripe A...é que de tal forma são contentores pequenos que as pessoas esperam 10 horas na rua como hoje na Amadora para serem atendidas uma vez que não cabem nos ditos pavilhões, mas se estiver a chover, ou começar o frio intenso, saem de lá com uma pneumonia no minimo, afinal já estão com sinais de gripe A e cheios de febre!!!
E ainda não começaram a"chover" o maior numero de casos, isto é só o inicio, afinal a ministra não andou a dizer á 5 meses que estavamos preparados para a pandemia e o resultado é este!!!Pois para TGV e Estadios, para isso á dinheiro...pois os importantes não passam por nada disto...
Tenho vergonha deste País....
Coragem Amiga e que possas em breve ter as vossas consultas, um enorme beijinho
De bolinha de sabão a 30 de Outubro de 2009 às 09:56
É caso pra dizer: "Portugal no seu melhor!"
Beijinhos***
De
Paula a 30 de Outubro de 2009 às 10:01
rsrsrsrsrsrsr é o país ke temos!
Acreditas ke a minha mãe vai ter ke ser operada de novo e já está à espera mais ou menos à 1 ano.
Gostava de saber mais uma vez para onde vai o meu dinheiro dos impostos?
Jokas :) (vais para Peniche?)
De
sofia a 30 de Outubro de 2009 às 11:12
Olá Susana, realmente deve ser um desespero...
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana
De Nany a 30 de Outubro de 2009 às 11:12
É mesmo um filme. Só ou ao CS nas urgências e quando tenho consulta do Pedrocas marcadas, e porque convêm devido à escola. De resto, bem podia apodrecer, porque nós somos daqueles que não têm médico.
Bjks
De
stardust a 30 de Outubro de 2009 às 11:40
Bem, realmente... Nem vou comentar porque senão passava o dia todo a escrever e não chegava.
É o que temos, é para isso que pagamos impostos!
Beijocas nossas
Comentar post