Quarta-feira, 16 de Setembro de 2009
Estava eu toda entusiasmada por mais uma vez se falar desta doença na comunicação social, e depois de ter visto o empenho da APF em conseguir testemunhos para ir ao programa Vidanova da Fátima Lopes na SIC, e de como é difícil conseguir casais que se disponham a dar a cara por esta doença, me deparo na 2ª feira com um casal (que não foi indicado pela APF) que se limitou a brincar com esta doença, nem parecendo que estiveram 14 anos em listas de espera por uma consulta (o que duvido), que sofreram abortos de repetição, que devem ter sofrido imenso na ansiedade de um positivo, de que esse positivo corresse bem, e do dinheiro gasta em cada tentativa.
Não sei como a SIC chegou a este casal, mas sinceramente esta não foi uma boa escolha para o 1º dia do programa quando o que está em causa é uma doença. À que respeitar e tratar com seriedade este assunto, e isso também se deve um pouco à produção do programa.
Uma vez que este vai ser um tema em abordagem toda a semana, ontem voltei a estar colada ao ecrã à espera que tudo corresse melhor. O casal entrevistado ia a pedido da APF, sairam-se muito bem, a Filomena que representava a APF também esteve à altura, mas mais uma vez o programa deixou muito a desejar. A Filomena disse umas 12 palavras se tanto e a Bela e o Rui tiveram direito a 5 minutos de antena...Inacreditável! Depois de tanto trabalho que a APF teve com a organização das idas ao Estudio, tempo perdido em empregos, deslocações, para passarem cerca de 10 minutos do programa a falar de infertilidade.
Pergunto à direcção do Programa, onde estão as perguntas sobre os tempos de espera por uma consulta, por um tratamento, como está a ser conduzido o encaminhamento dos casais para o privado (que eu saiba só a MAC está a cumprir), onde está a abordagem ao dinheiro investido nesta doença?????
No final a Fátima Lopes ainda se sai com uma frase "infeliz" quando disse "-Pode ser que neste tempo em pausa o milagre aconteça, às vezes é assim..."
Como é que uma pessoa que passou pelo que nós passamos, diz uma frase destas? Não me parece que ela se resignasse a esperar pelo seu Filipe. Porque recorreu ao Porto à clinica do Prof. Alberto Barros? Podia ter esperado pelo milagre. Como pode dizer à Bela que está com 40 anos para esperar pelo milagre? Nós somos obrigadas a esperar, porque não temos idade para estar num hospital e temos que juntar dinheiro para recorrer ao privado.
Espero que as próximas entrevistas corram melhor. Fizemos mails para o programa a reclamar a forma como esta doença está a ser abordada. Soube-me a muito pouco. De qualquer forma tenho que agradecer e dar os parabéns à Bela e ao Rui que juntamente com a Filomena fizeram o seu melhor.
Bjs
Susana
De mjm a 16 de Setembro de 2009 às 19:00
Amiguinha!!!
Com este post disseste tudo o que me vai na Alma!
Concordo contigo em tudo mesmo.Achei o mesmo do 1º casal.Sem palavras.
Em relação ao casal de ontem foram uns queridos,com uma dose de tempo de sofrimento quase como a nossa, mas nem tiveram oportunidade de dizer quase nada perante a aceleração da Fátima!
Em relação á idade, eu também com 42, já ninguém nos aceita no publico, o dinheiro gasto, nós já perdemos a conta em tantos anos,mas claro que para a Fátima isso não é relevante,com a publicidade que na altura(o ano passado)ela fez á clinica do prof.Alberto Barros,questiono muito se gastou alguma coisa, em relação á idade, ela nem se preocupa com os seus 40 anos!Quem pode,pode!!!
Revoltou-me também essa famosa frase final!Mas aproveito para te dizer que aqui por casa, tanto eu como o maridinho já enviamos mails para a SIC hoje a falar precisamente da falta de tempo para abordar um tema ainda por cima o tema semanal do programa,as questões financeiras, etc...
Pelo menos com mails foram eles bastante abordados hoje,agora resta saber se alteram alguma coisa...
Volto a dizer o mesmo,o mediatismo, as cunhas e o dinheiro ultrapassam todas as barreiras...MENOS UMA, A DO AMOR!!!!
Por isso minha querida Força e coragem para continuarmos a nossa luta.
Muitos Beijinhos
Bem, confesso que me ofereci para ir a esse programa mas não aceitaram o meu testemunho. Eu já lá fui várias vezes e sp tratei o assunto com seriedade e confesso que não esperava a maneira como a Fátima Lopes encara o tempo, ela que passou pelo mesmo que nós, que sabe bem como doi na alma, no corpo, como custa... Amiga, pena que a maior parte das pessoas, mesmo sp de passarem por tudo o que passam, tenham a memória curta e se esqueçam que existem outros que ainda não conseguiram e necessitam do nosso apoio
Bjs grandes
De zeza a 16 de Setembro de 2009 às 20:36
Só hoje vi o programa.. precisamente porque ontem me disseram que era sobre infertilidade..e concordo contigo.. pobre mto pobre.. mas é assim que vivemps neste portugalinho triste ..bjoca amiga
De
Lita a 16 de Setembro de 2009 às 20:41
Não vi mas deixa-me dizer-te que não sou grande fã da Fátima Lopes. Muito sinceramente acho sempre todas as entrevistas que faz muito pobres. Coloca um ar de quem é muito compreensiva mas eu não aprecio o seu jeito.
E mais, uma mulher que como ela que trilhou os caminhos da infertilidade das duas uma, ou tem uma memória muito curta, porque já tem o seu filho nos braços ou então é de uma falta de sensibilidade tremenda.
Ou então é as duas juntas.
Vou ver se consigo ver o programa na sic on-line. Pode ser que dê para ver.
Beijos
De ana a 17 de Setembro de 2009 às 20:29
Finalmente alguém que concorda comigo! acho a Fátiam Lopes muito incongruente. Parece um ar de anjo mas sempre com o nariz empinado. E neste programa está completamente histérica. Assim vai mesmo conseguir fazer concorrência ao timbre da Jília Pinheiro, que apesar de tudo, é muito muito muito mais humana! Acreditem!
De
LP a 16 de Setembro de 2009 às 21:47
Estou completamente de acordo com as suas palavras.Apesar de eu não ter passado nem metade ,aliás nem um quarto daquilo que infelizmente muitos casais passam por causa da infertilidade.Estou solidária e de facto o programa está a deixar muito a desejar,e faz transparecer que a menina Fátima Lopes como já tem o se u Felipe nos braços ,já se esqueceu daquilo que passou e o que os casais portugueses passam para ter o seu milagre em casa.
Trata-se sim de uma doença,acho que deveriam aprofundar mais o assunto,e deixou a desejar o programa de ontem,que até vi de propósito para conhecer o casal,já que venho a ler o blog deles á algum tempo.
Enfim,estamos em Portugal e basta.
Um bj da Lp e companhia.
De julia a 16 de Setembro de 2009 às 22:02
Olá Susana,
eu bem disse que o tema de abertura foi uma jogada de audiências para que as pessoas pensassem que a Fatima contaria a sua história. Como viste a vitimização foi falsa como ela o é! Aliás o programa deixa muito a desejar. E o primeiro casal? Fiquei envergonhada! Quanto às saídas da Fátima Lopes: não me espantam...
BJ
Havia guerra de audiências entre a Fátima Lopes e a Júlia Pinheiro. Até na rádio falaram ni sso.Esperemos que os vossos mails façam efeito e amanhã o programa trate a infertilidade com mais respeito e coração.FORÇA E CORAGEM PARA TODOS.
De Filomena a 17 de Setembro de 2009 às 10:03
Minha querida, obrigada pela tuas palavras de manifesto! Sabes que a indignação espalhou-se por toda a comunidade. É de facto muito triste ver um tema desta seriedade tratado com esta leviandade...
Beijos doces
Mena
De Anónimo a 17 de Setembro de 2009 às 10:34
Não vi, agora ando tão afastada deste mundo que nem sabia que ia dar, mas pelo que me contas, não devo ter perdido nada, realmente é pena como as coisas são abordadas, a falta de sensibilidade e até de interesse!
Mil beijinhos para ti!
Cakuxa
De bela a 17 de Setembro de 2009 às 11:17
Susana,
Obrigada pelo teu carinho.
Mas o que me pareceu da conversa que tive com a Fátima no fim do programa, é que ela não sabe o que nós sofremos com cada tratamento, pois ela conseguiu logo no primeiro tt . Ainda bem para ela, mas acho que devia de estar mais informada sobre este tema e não abordar o assunto desta maneira.
beijos grandes
bela
Comentar post