Nunca recordei tanto o passado como agora que já sou mãe.
Estes últimos 20 anos foram passados sempre com um único objectivo que era o de concretizarmos o sonho de sermos pais, que nem nos apercebiamos do sofrimento pelo qual estavamos a passar.
Hoje ao olhar para trás dá-me vontade de chorar. Recordo alguns tratamentos que emocionalmente foram complicados de gerir Recordo as inúmeras viagens até ao Porto em que faziamos 600km muitas vezes dia sim dia não para ir fazer uma simples análise ou uma ecografia...dos resultados negativos que recebia através de um telefonema no meu emprego, e ter que colocar uma "máscara" e fazer de conta que tudo estava normal e que eu estava feliz, quando as lágrimas teimavam em inundarem-me os olhos...da chegada a casa e de abraçar o meu marido e chorar o filho que nunca existiu mas que eu já imaginava na minha barriga (e tantas foram as vezes que tivemos que passar por isso)...da gravidez gemelar e da dor da perda que eu desconhecia, e de como foi difícil voltar a sonhar...de não termos respostas para a nossa infertilidade e da incerteza de saber se algum dia iria voltar a engravidar e ter um filho nos meus braços a chamar-me mãe.
Hoje aqui com a minha filha no meu colo sinto que tudo valeu a pena, mas o sofrimento causado ninguém o tira e hoje sim, recordo com angústia e dor o que passamos, e pergunto-me muitas vezes como aguentamos tanta coisa em 20 anos (metade da minha vida).
A infertilidade não se vence, ela continua cá bem vincada na minha vida.
A Marta está óptima, continua a aumentar bem o peso e já se notam umas preguinhas bem cheinhas no corpinho. Continua sossegadinha, embora já tenha periodos acordada. As noites são óptimas, nunca chora e eu consigo dormir entre as mamadas.
Muitas vezes quando olho para ela ainda me parece um sonho.
Bjs
Susana
De Carla a 15 de Novembro de 2011 às 15:53
Susana,
A Marta é um sonho finalemnte concretizado.
Toda a dor e sofrimento nestes 20 anos são vossos e nada o poderá alterar, nem mesmo a chegada da Marta. Ela veio sim alegrar o vosso coração, preencher a vossa vida e dar algum sentido a tudo o que passaram... se bem que eu continuo sem perceber e sem aceitar o porquê de alguns do nós termos que ser postos à prova (de formas durissimas) para podermos ter a benção de sermos mães de colo cheio...
Um beijo grande para vós e desfruta bem desse sonho realizado :)
Carla e companhia
De Li a 15 de Novembro de 2011 às 17:27
E hoje estás de colo cheio e com o coração cheio de felicidade. É tão bom, mas o melhor é que cada dia que passa vai ser ainda melhor e maior. Impossivel, parece, mas vais ver que esse amor ainda pode ser maior e como ele vai crescer á medida que a tua menina cresce.
Agora sim é hora de olhar para o futuro e ver o tanto que podemos fazer, agora sim começa uma nova fase da tua vida. Agora és a Susana mãe e aqui para nós, agora sim esta vida passa a fazer sentido, agora é que começa a parte boa.
Aproveitem bem os três porque se antes o tempo teimava em passar, agora vai começar a passar a correr.
Beijocas
De Lolita a 15 de Novembro de 2011 às 18:01
Susana
Ninguém consegue esquecer 20 anos da sua vida qto mais 20 anos de sofrimento, de dúvidas, de tratamentos, de espectativas desfeitas, de incertezas, tudo, tudo...
Mas finalmente a "justiça" foi reposta se é que isso é possível. Goza a tua menina ao máximo (sei que o vais fazer)...
Não tentes esquecer o passado, vive o presente e sonha com o futuro, o resto faz parte da tua vida e com o tempo vocês vão conseguir diluir esses sentimentos...
Bjs grandes
Carla
De
maria a 15 de Novembro de 2011 às 18:22
E vai continuar assim, muitas vezes, um sonho. Mas um sonho bom, que se tornou realidade :)
Não faz desaparecer o passado, não faz desaparecer a dor e o sofrimento vazios mas, e isso é o importante, torna-os mais leves com o decorrer do tempo.
bjs grandes
De
Rosinda a 15 de Novembro de 2011 às 18:28
Não conhecia este blog, foi por que a Adélia falou nele que aqui cheguei.
Ser mãe para mim, foi o que de mais importante e bom tive na vida. Tenho 5 já todos adultos.
Comoveu-me a sua história, ainda bem que o sonho se concretizou. Desejo-lhe tudo de bom e muita saúde para a Marta.
Beijo para as duas
Rosinda
De Sofia a 15 de Novembro de 2011 às 19:47
Ter um filho e mesmo um sonho...ou melhor do que isso pois estamos a sonhar acordados e o sonho é bem real.
Estou muito feliz por teres concretizado o teu sonho:)
Que a vida continue a sorrir-te.
Beijinhos para ti e para a Martinha
De julia a 15 de Novembro de 2011 às 20:19
Tenho andado ausente, mas nunca me esqueço de ti. Beijo
De sona a 15 de Novembro de 2011 às 20:25
Susana
Numa escala menor compreendo cada palavra dita. E como tão bem dizes tudo. um abraço forte e toda a felicidade do mundo.
De Ruby a 15 de Novembro de 2011 às 20:39
Olá amiga, fico contente pela Martinha continuar a evoluir a olhos vistos e aos poucos começa a interagir com os sons e convosco. estou deserta para ver essa princesa.
O sofrimento está cá , continua cá, mas aos poucos vais ver que começa a atenuar nao quer dizer que noa haja dias mais dificeis, mas a vossa princesa vai-vos dar muitas recordaçoes para voces sorrirem.
umbeijoka muito grande
De Ana Rita a 15 de Novembro de 2011 às 20:41
Tu emocionas-me! És a prova de que vale a pena lutar pelos nossos sonhos.
Beijinhos*
Comentar post