. Um resumo da minha luta (...
. Um resumo da minha luta (...
. Um resumo da minha luta (...
. Aqui ficam os links da en...
. FIM
. 2 anos
. 7 anos
. 23 Anos
. 21 meses
Muitos comentários foram aqui deixados quanto a este assunto os quais agradeço, mas muita coisa há a dizer sobre este procedimento.
Primeiro passo a explicar o que é a cerclagem. Cerclagem é um acto cirúrgico que consiste na cozedura do colo do útero.
Este é um procedimento que se faz quando se detecta que o colo do útero é incompetente e o problema reside justamente aqui.
Para sabermos se o colo é incompetente é preciso termos passado por uma experiência traumática da perda de uma gravidez tardiamente como a minha ou até mesmo de várias gravidezes sem outras causas aparentes.
A perda da minha outra gravidez deveu-se a um descolamento da placenta não detectado e jamais se pensou que poderia ser algum problema com o colo, embora tenha feito uma dilatação muito rápida e um parto relativamente fácil.
Nesta gravidez a minha médica quer prevenir e prefere ir avaliando a medida do colo por forma a vermos se ele é ou não incompetente. Ele está relativamente curto, mas se se mentiver assim é sinal que não é incompetente, e só se ele for diminuindo é que ficará confirmado a sua incompetência para segurar uma gravidez.
Perguntam porque não me fizeram a cerclagem?
A cerclagem é um procedimento que só se faz quando existem certezas de que o colo é efectivamente incompetente, isto porque esta cirurgia só se faz até cerca das 14 semanas de gestação e nessa altura ainda não sabemos se ele é ou não incompetente e porque também é uma cirurgia que comporta riscos.
Numa cerclagem a grávida fica muito mais sujeita a contrair infecções, para além de ter que ficar de repouso absoluto até final da gravidez, e mesmo cozido não quer dizer que o colo não abra e a grávida entre em trabalho de parto.
Os médicos não arriscam fazer esta cirurgia sem terem certezas da incompetência do colo por isso este procedimento não seja assim tão linear quanto possa parecer.
Espero sinceramente e quero acreditar que o meu colo se vá manter assim, até porque não tenho facilitado e a medida que tinha também não era assim tão preocupante segundo me disse a minha médica.
Bjs
Susana
. Blogs dos Amigos
. Adélia
. Ana Dias
. André
. Angel
. Bela
. Cate*
. Dalila
. C/Vieira
. Golfinho
. Hudson
. Inca
. Karina
. Lola
. Maruja
. Miranda
. Musa
. Nany
. Nikita
. Otília
. Paulla
. Sorcha
. Vale46
. Vina
. Sites que visito
. APF
. ARTEMIS
. Bebe
. IVI
. Adopção
. Culinária
. Ana r
. Bolos
. Iguarias de açucar e sal-MFP
. Pão-MFP
. Receitas
. Vaqueiro
. Vários
. Artes e Ideias
. Belinha